sábado, 2 de abril de 2011
Apresentação do livro "O Sindicalismo na Revolução de Abril"
O lançamento do livro de Américo Nunes em Portalegre foi mais do que uma jornada cultural. Foi o reencontro de muitos amigos, o recordar de muitos e bons momentos mas foi, sobretudo, uma afirmação de que o futuro é para ser "conquistado".
Perante uma assembleia onde os sindicalistas estavam em maioria coube ao coordenador da USNA/cgtp-in fazer as "honras da casa" agradecendo a presença de todos e dando conta da satisfação da associação que coordena em ter dado corpo a esta iniciativa e apresentando o Autor e os seus convidados.
Depois de ler uma nota que lhe fora deixada pela Senhora Vice-Presidente do Município passou a palavra ao Professor Doutor António Ventura que falou sobre a obra e deu "uma aula" sobre a importância das memórias de personalidades que viveram na época que o livro trata para podermos compreender a nossa história contemporânea e em Portugal os acontecimentos de uma época em que o regime exercia uma feroz censura e proibia quaisquer actividades que lhe pudessem ser hostis.
Seguiu-se no uso da palavra José Soeiro um amigo e companheiro de luta sindical do autor do livro. José Soeiro, Presidente do Sindicato Agrícola de Beja em 1974, participou activamente no processo de organização dos sindicatos agrícolas do sul e na Reforma Agrária então desenvolvida, falou sobre a importância do sindicalismo na criação das condições que levaram ao golpe militar e consumado este, na sua passagem a Revolução.
Encerrou a sessão de apresentação o Autor - Américo Nunes que agradeceu aos oradores anteriores e falou das suas motivações e etapas que levaram à publicação do livro.
A jornada terminou com o autor a responder às inúmeras solicitaçõs para autografar o seu livro.
Nota: as fotos são propriedade do Jornal Fonte Nova
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário