quinta-feira, 14 de abril de 2011

"O desenvolvimento regional e a desertificação rural no contexto transfronteiriço".




A União dos Sindicatos de Castelo Branco, com o apoio da CCDRC, organizou hoje, em Penamacor, um Seminário Transfronteiriço one se debateu o futuro das regiões raianas.

Tendo como tema "O desenvolvimento regional e a desertificação rural no contexto transfronteiriço" várias dezenas de dirigentes e activistas sindicais reuniram-se com autarcas, universitários, estruturas desconcentradas do governo português e líderes politicos de Castilla y Leon reflectiram sobre o desenvolvimento regional e a desertificação rural no contexto transfronteiriço e a mobilidade de trabalhadores transfronteiriços como factor de desenvolvimento económico, social e cultural.

Por convite do meu camarada Luís Garra tive a oportunidade de participar nessa jornada, contribuido com a minha própria reflexão sobre estas temáticas e usufruindo dos saberes e das reflexões que inúmeros companheiros e companheiras de um e outro lado da fronteira ali quiseram levar.

Ao longo de todo o dia e distribuída a nossa atenção por três painéis trocámos experiências e procurámos caminhos para um desenvolvimento sustentável e equilibrado do ponto de vista social e territorial.

Foi ainda possível neste contexto analisar as consequências das políticas educativas e, em particular, as experiências do Reordenamento da Rede Escolar e da criação de Mega Agrupamentos em Portugal e nas Regiões de Castilha Y Leon e Extremadura de Espanha.

Sem comentários: