quarta-feira, 8 de abril de 2009
COITADOS DOS RICOS...*
Uma jornalista nascida no Norte Alentejano, Elsa Fino, intitulava assim a sua crónica no jornal o Avante, onde denunciava quer a acção de banqueiros e outros defensores do capitalismo, responsáveis pela situação que se vive em Portugal, quer a forma como uma parte da comunicação social, de que eles são donos, tratava a diminuição dos chorudos lucros que continuam a arrecadar.
Tem toda a razão na denuncia que faz.
Na verdade a propalada crise tem servido como acelerador da contínua concentração de capital nas mãos dos mesmos “senhores” que ordenam a diminuição dos salários e impõem o desemprego crescente.
Os números não mentem:
O desemprego tem vindo a crescer de forma avassaladora; só em Janeiro de 2009 inscreveram-se nos Centros de Emprego, mais de 70 mil novos desempregados e, no que respeita apenas ao nosso distrito são já 6.414 os homens e mulheres que procuram emprego.
O rendimento das famílias tem vindo a decrescer de forma violenta, seja pelo desemprego, pela redução dos salários ou pela diminuição de reformas e pensões.
Os pequenos e médios empresários, apanhados entre a perda de poder de compra das famílias e o encarecimento do crédito, são impelidos a encerrar ou a diminuir drasticamente a sua actividade. Em Portalegre para tomarmos contacto com esta realidade basta tão só descer a rua do comércio.
O governo tem-se afadigado no salvar da falência os bancos e os grandes capitalistas mas não mexe uma palha para evitar o desmantelamento total das economias de regiões como a nossa.
Para encontrar os exemplos não precisamos sair de Portalegre. A banca do Estado acorre com milhões para ajudar o capitalista Manuel Fino mas nada se faz para ajudar a resolver a continuação da Robinson e da actividade corticeira em Portalegre, da continuação da extração e transformação dos granitos ou da consolidação da Manufactura de Tapeçarias de Portalegre.
A nível nacional a “CRISE” também não é para todos e para o constatar basta uma breve vista de olhos pela nossa imprensa:
•“ a PT poderá anunciar lucros consolidados acima dos 500 milhões de euros nos próximos dois anos”
•“ a dona da TV Cabo registou um lucro anula de 47,9 milhões de euros e vai distribuir um dividendo de 0,16 euros por acção em 2009”
•“ A Galp Energia apresentou em 2008 lucros de 478 milhões de euros.
•A EDP apresentou lucros superiores a mil milhões de euros.
Posto isto e parafraseando um anuncio de umas décadas atrás:
PALAVRAS PARA QUÊ? É O CAPITAL NO SEU MELHOR!
Diogo Serra
* Publicado no Jornal do Alto Alentejo de 8 de Abril de 2009
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário