quinta-feira, 5 de março de 2009

MEUS SENHORES, HAJA VERGONHA!




"Acho que se deve congelar os salários acima dos salários mínimos e reduzir os salários que estão cá em cima",
Silva Lopes, durante um almoço organizado entre a Associação Industrial Portuguesa (AIP) e a Ordem dos Economistas.

Foi assim, sem qualquer pudor ou constrangimento que José da Silva Lopes, economista, ex- Ministro, ex- consultor do FMI, ex- governador do Banco de Portugal, ex – Presidente do Conselho de Administração do Montepio Geral e presumo detentor de várias e principescas reformas, perspectivou a saída para a “crise” que os capitalistas (ele inclui-se lá) criaram ao longo dos últimos anos e que agora se abate sobre todos nós.

Para este fiel (e bem pago) defensor do sistema capitalista devem ser os trabalhadores (de novo) a pagarem aquilo que candidamente denominou como a mais grave crise financeira e económica das últimas décadas.

Para este fiel defensor da ordem capitalista a solução para as dificuldades que eles próprios nos impuseram tem que ir mais além das injecções de capital com que o governo foi salvar o BPP ou procurar tapar as crateras que os roubos no BNP haviam aberto. Para este senhor, ex-de quase tudo menos de defensor do capital, a solução está em congelar os salários que estejam acima dos 450 euros/mês e reduzir “os que estão cá em cima” que presumo, não tão acima que possam beliscar os rendimentos dos amigos ou as suas principescas reformas.

E tudo isto no dia em que a Galp energia anunciava 480 milhões de euros de lucros em 2008, que a EDP e a Portugal Telecom davam conta de que 2008 lhes fora favorável e que, milhares de famílias passavam mais um dia de enorme aflição, atiradas para o desemprego e sem perspectivas de futuro.

Como diz o nosso povo. Haja vergonha, meus senhores!

Sem comentários: